Do início

Olá estudante, tudo bem?

É provável que você nunca tenha ouvido falar de mim, “a menina do 10”, como fiquei conhecida ao conseguir Nota Máxima na 2ª Fase da OAB.

E como muitos me fazem essa pergunta no Instagram, decidi contar com um pouco mais de detalhe como tudo começou.

Então pegue uma pipoca, um refri, se acomode na cadeira e vem comigo…

Antes de tudo, me chamo Gissely Beltrão, tenho 29 anos e atualmente estou morando em Recife. Sou Advogada especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho.

Bom… Sei que não é a melhor forma de começar, mas tenho que dizer que tudo até aqui não foi nada fácil.

Ainda me lembro de toda dificuldade para conciliar os estudos com o trabalho, de todas as renúncias, das noites em claro e do cansaço nos dias seguintes.

Mas era algo que eu queria tanto, que eu tinha estudado tanto, que corri tanto atrás, que o resultado não poderia ter sido diferente.

Bom, o que vou falar agora pode até parecer estranho, mas calma que tudo vai fazer sentido.

Diferente de muitos, eu não estudei pra OAB na faculdade.

O que? Como assim Gih?

Na época eu tinha plena convicção de que eu não iria conseguir conciliar as provas da faculdade, TCC, algumas horas que faltava pagar, seminários e ainda estudar pra OAB.

~ Apesar de ter feito um exame ainda na faculdade com o objetivo de saber a sensação e de como me comportaria fazendo a prova que todo mundo temia.

UMA NOVA ROTINA

Me formei em 2014, em 2015 comecei a estudar para OAB, e a primeira decisão que tomei foi sair do escritório que estava como assistente jurídica, aquela rotina estava atrapalhando bastante minha preparação.

Depois de sair de escritório fiquei pensando como iria estudar pra todas aquelas matérias já que eu tinha pouquíssimo tempo até o dia da prova. A conta simplesmente não fechava!

Confira também: 8 Dicas Essenciais para ser Aprovado na OAB.

Foi então que cheguei a conclusão de que era impossível estudar tudo aquilo. Mesmo que eu quisesse não daria conta de estudar todas aquelas matérias.

E é nesse ponto que deixo a primeira dica pra você.

Não queira “abraçar o mundo”, não queira estudar tudo, você só vai perder tempo, e tempo é uma coisa que não podemos perder nessa fase.

Pensando nisso bolei uma estratégia. Escolhi 6 disciplinas pra estudar afundo, tipo tudo, tudo mesmo. O que caísse na prova daquelas matérias eu tinha que saber!

Já as outras matérias, eu fiz levando em conta toda a base adquirida na faculdade e os exercícios que eu sempre fazia, além de contar com a tão bem-vinda SORTE. rsrsrs

Você precisa ser bem racional, se conhecer muito bem pra que tudo ocorra como planejado.

Como eu sabia que não iria conseguir e que era impossível estudar tudo, mas que ao mesmo tempo precisava de alguma forma alcançar os 40 pontos exigidos, bolei essa estratégia na minha cabeça e acreditei nela.

O GRANDE DIA

Estava um pouco nervosa, quando peguei a prova percebi que estava tremendo, foi então que parei tudo, fechei os olhos, respirei fundo por alguns minutos e lembrei de tudo que fiz pra chegar até aqui.

Quando me acalmei o suficiente, comecei o Exame.

Estava insegura, mas acabei fazendo 42 pontos na 1ª Fase, nada excepcional para muitos, mas eu estava muito feliz porque tudo que eu tinha planejado tinha dado certo.

Independente da pontuação, eu ainda estava no jogo, e a 2ª Fase me esperava.

2ª Fase da OAB

Escrevendo pra você agora, lembrei de todo nervosismo, de toda ansiedade, da insegurança e do frio na barriga sempre que parava pra fazer um simulado.

Foi tenso, afinal de contas, a vida profissional de qualquer estudante de direito depende única e exclusivamente do sucesso que teremos nesta etapa.

Na época, junto com uma amiga que também conseguiu seguir para a Segunda Fase da OAB, cai na burrada de fazer um curso presencial.

Falo burrada porque sempre gostei e me identifico MUITO por cursos online, de fazer meu próprio horário e seguir no meu ritmo.

Na 1ª Fase estudei justamente através de um curso online, mas por impulso decidi fazer o presencial com ela. E mesmo não gostando do curso, estudei muito, corri atrás e fiz a bendita da prova da 2ª Fase, não tinha gostado, mas estava confiante.

Assim que fiz a prova da 2ª Fase, decidi voltar a trabalhar. Comecei como Assistente Jurídico em escritório bem conhecido não só aqui em Recife, mas em todo Brasil. Inclusive só estava esperando o resultado da OAB para me tornar advogada.

Maaaaaaaas vida é cheia de surpresas né meu povo?

Bom, na verdade não teve surpresa, como não tinha me identificado com o curso e nem com o professor, de alguma maneira isso me prejudicou e o resultado já era esperando.

Não consegui passar na 2ª Fase e fui pra repescagem, fiquei suuuuper mal. Nossa como chorei.

Me permitir ficar mal por alguns dias, mas tratei logo de colocar a alma de voltar ao corpo e focar ainda mais na 2ª Fase. Estava decidida a passar na repescagem, não me via voltando à 1ª Fase de novo.

Só que dessa vez mudei de estratégia, estava decida a estudar tudo, exatamente tudo! Comprei um curso online e voltei com todo gás.

Trabalhava durante o dia, e a noite a partir das 20h, começava a estudar e só parava quando concluía o que estava programado.

Aumentei minha rotina de estudos na medida do possível, e depois de um tempo notei um certo padrão nas questões da FGV, e isso me ajudou MUITO a conseguir o resultado que sinceramente eu não esperava.

Não sei se posso chamar de macete, mas por conta desse padrão que percebi, conseguia responder todas as questões, todas mesmo, inclusive as que eu não tinha a mínima ideia da resposta.

Deu certo, na verdade deu muito certo! Fechei a prova com Nota Máxima na 2ª Fase do Exame.

Fiquei super feliz, lembrei de todo o perrengue, das noites em claro, da quantidade de café que tomei para ficar acordada, das renúncias e de todo o resto.

Chorei muito, tanto que meus olhos ficaram inchados por uns 3 dias. rsrsrsrs

Foi tudo muito difícil, mas a sensação de dever cumprido é indescritivelmente MARAVILHOSA!

Neste momento, passei de Assistente Jurídica para Advogada, e lá trabalho até hoje.

divisor de texto

VIREI ADVOGADA

Sobre Virei Advogada

Quando passei na OAB, uma das primeiras coisas que me veio cabeça foi.: “Virei advogada”, e agora?

Eram tantos sonhos, tinha imaginado tanto coisa, mas por conta do trabalho – que também era outro grande sonho – fui deixando todas essas ideias pra depois.

Na época fiquei conhecida como “a menina do 10” e “cabeção” (rsrsrs), e por conta disso, até hoje muitas pessoas – principalmente os que estão se preparando para a OAB – me perguntam como eu consegui Nota Máxima no Exame de Ordem.

Foi aí que tive a ideia de fazer um Instagram pra compartilhar minha história, minhas experiências, meu dia a dia, e principalmente, dicas de como se preparar para a OAB.

O NASCIMENTO DO VIREI ADVOGADA

Em 2017 surgiu o “Virei Advogada“.

Era um perfil no insta bem pequeno, com poucos seguidores, mas que eu já amava pakas (Orkut oi?! rsrsrs).

Hoje temos mais de 12 mil seguidores, mas pra mim ele é bem maior que isso, porque trata de mais um sonho, e quando falamos de sonho, nada é pequeno.

E foi assim como tudo começou, de uma vontade enorme de ajudar pessoas como você que está lendo esse meu primeiro post aqui no Blog Virei Advogada, que inclusive é um outro grande sonho.

Aqui, além de Dicas para OAB e de como se preparar para o Exame de Ordem, também vou falar sobre meu dia a dia e várias outras coisas.

E a lição que fica disso tudo é: Não vai ser fácil, não vai ser rápido, mas COM CERTEZA vai valer muito a pena. Não desista!

Cadastre seu e-mail abaixo para receber tudo em primeira mão.

Banner de cadastro

Banner de cadastro inferior

Ah, não esquece de comenta abaixo e me seguir no Instagram → @vireiadvogada.

Um beijo e até a próxima. 😘

Instagram Virei Advogada