Como estudar segunda fase oab
Dicas OAB, Novidades

Como Estudar para 2º Fase da OAB

Saiba como estudar para 2ª Fase da OAB e qual matéria escolher de forma totalmente estratégica.

Segunda Fase da OAB

Embora muitos candidatos não consideram a escolha da disciplina da 2ª Fase como algo relevante para a sua aprovação, posso afirmar que sem sombra de dúvidas essa decisão pode ser um fator extremamente decisivo, e que acima de tudo precisa ser feita de maneira totalmente estratégica.

Como assim, Gih?

Quando me perguntam no Instagram “qual matéria devo escolher para 2ª Fase da OAB”, sempre explico que o fator principal que o candidato precisa levar em consideração é sua aptidão, e não o fato de uma matéria parecer melhor que outra.

É fundamental que você não se deixar influenciar pela disciplina que é a mais escolhida ou a que em determinado Exame da OAB a banca foi mais “generosa”.

No meu caso, quando escolhi a disciplina para 2ª Fase da OAB levei totalmente em consideração minha afinidade com a matéria ao invés do que as estatísticas diziam, e com certeza essa foi a melhor decisão que eu poderia ter tomado.

E como cheguei nessa decisão?

Bom, primeiro fiz uma autoavaliação analisando quais das disciplinas tinha mais facilidade em absorver o conteúdo, depois analisei qual delas tinha mais facilidade em resolver exercícios, e por fim qual me sentia mais a vontade durante o decorrer do curso.

Sei que essa “autoavaliação” pode até parecer algo muito simples logo de cara, levando em consideração algo tão importante em nossas vidas, mas acredite, isso me ajudou muito na escolha da matéria da 2ª Fase da OAB.

Porém, também sei que muitos mesmo fazendo essa “autoavaliação” ainda sentem dificuldade em tomar uma decisão, o que é algo completamente normal, e se caso você pertença a esse grupo, é importante tomar conhecimento de alguns pontos importantes que podem facilitar essa escolha.

1 – Nesse caso, as estatísticas passam a ser sim, uma ótima ajuda na hora de escolher a matéria da 2ª Fase da OAB

Levar em consideração as matérias que possuem um alto índice de reprovação, ou as que mais aprovam na 2ª Fase da OAB pode ser uma boa estratégia.

Tente resolver algumas questões, veja algumas peças cobradas e avalie seu desempenho, se perceber alguma dificuldade, que não aguentou ouvir “Mandado de Segurança com pedido de liminar” ou “Ação Civil Pública“, analisa outra matéria. rsrs

Lembre-se que a responsabilidade de analisar os pontos positivos, os pontos negativos e de como se comportou respondendo uma determinada matéria é inteiramente sua, a escolha é bem pessoal, não se deixe influenciar.

2 – Não se apegue a uma “matéria fácil” ou que a banca foi mais “generosa” em um determinado exame.

Escolher uma disciplina sem ter nenhuma afinidade com ela ou levando em consideração apenas esses fatos mencionados acima, pode implicar em resultados extremamente desastrosos. Por isso a autoavaliação é tão importante na hora de escolher a disciplina da 2ª da OAB.

Direito do Trabalho

A disciplina que escolhi para 2ª Fase foi Direito do Trabalho, uma matéria considerada fácil e muito escolhida entre os candidatos, porém, sem um preparo específico o aluno pode “quebrar a cara”.

E foi exatamente isso que aconteceu comigo, acabei indo pra “repescagem” por achar que seria “tranquilo” passar em Direito do Trabalho na 2ª Fase da OAB.

Neste momento eu poderia ter muito bem mudado a disciplina e escolhido uma outra “matéria fácil”, mas não tinha sido esse o motivo pelo qual escolhi Direito do Trabalho, e sim porque levei em consideração todos aqueles pontos da autoavaliação que mencionei.

Porém, pelo fato de me sentir confortável com Direito do Trabalho terminei relaxado um pouco, e isso quase custou meu sonho.

Eu sabia exatamente onde tinha errado e o que tinha que fazer, foi então voltei com todo o gás e coloquei na cabeça que não existia mais a mínima possibilidade de não passar, estudei como se fosse a última chance da minha vida.

E de tanto estudar, comecei a perceber um certo padrão nas questões da FGV, e devido a isso consegui responder até mesmo as questões que não tinha a mínima ideia da resposta, foi como se eu tivesse descoberto uma “brecha na Matrix” ou uma nova “metodologia de estudo”.

E o resultado não poderia ter sido melhor, fechei a prova da 2ª Fase e fui aprovada com 10.

Resultado OAB Nota Máxima

Pois é, graças a esse “macete” consegui Nota Máxima na 2ª Fase da OAB.

E é provável que nesse exato momento você esteja se perguntando que “danado” de macete foi esse que percebi durante minha preparação?!

Pensando nisso resolvi criar o “Fórmula 2° Fase da OAB” para ajudar outros estudantes, onde explico detalhadamente como me preparei e que “macete” foi esse que me ajudou fechar a Segunda Fase da OAB, respondendo questões que eu não tinha a mínima ideia da resposta.

Se quiser saber mais sobre o Fórmula 2ª Fase da OAB, clica no botão abaixo que te explico todos os detalhes.

Talvez você goste