Como estudar para OAB
Dicas OAB, Novidades

Como estudar para OAB

Confira 8 Dicas Exclusiva que todo estudante de direito precisa saber para ser aprovado no Exame da Ordem.

Como estudar para 1ª Fase da OAB?

Eu sei que para algumas pessoas essa pode até parecer uma pergunta boba, mas acredite, se hoje eu tivesse que fazer uma classificação das perguntas que mais recebo no Instagram, essa com certeza estaria no meu Top 5.

Levando em consideração a quantidade de matérias que a FGV cobra todos os anos no Exame da Ordem, fica evidente o motivo pelo qual milhares de estudantes me fazem essa pergunta praticamente todos os dias.

Alguns vão além e até querem saber como me planejei, se estudei todas as matérias, como consegui Nota Máxima na 2ª Fase da OAB, se estudava todos os dias, se indico algum curso ou até mesmo se segui algum tipo de estratégia.

Foi então que percebi a necessidade de direcionar vocês levando em consideração todo o planejamento que tive quando me preparava para o Exame da Ordem.

E antes de falar como foi essa preparação, primeiramente tenho que esclarecer algumas coisas.

Primeiro, se realmente quiser a tão sonhada aprovação na OAB, você precisa entrar nessa de corpo e alma, não adianta entrar e fazer “meia boca”, passar na OAB não é fácil e a cada ano tenho a impressão que está ficando mais difícil.

Segundo, esteja preparado pra abdicar muitas coisas, principalmente da sua querida vida social. Esqueça os finais de semana, feriados, shows, festa da família, etc.

E outra, não me invente de começar a namorar, provavelmente não terá tempo para as DR’s. rsrsrs

Mas por outro lado, saiba que isso é apenas uma fase, que tudo é passageiro e, principalmente, que é por um ÓTIMO MOTIVO.

Agora que já encontra-se preparado psicologicamente, “vamo simbora” que eu já enrolei demais.

Otimize seu tempo.

Quanto tempo para próxima OAB

Você precisa ter em mente que nesta etapa o tempo será seu maior inimigo, e meu objetivo aqui é otimizar ao máximo o pouco tempo que você tem para estudar.

Até porque quando paramos para analisar o edital, a conta simplesmente não fecha, a quantidade de matérias exigidas é inversamente proporcional ao tempo que lhe resta, e nesse ponto você já encontra-se em total desvantagem.

Sem falar que nem tudo que está no edital será cobrado, e essa já é sua segunda desvantagem.

A chance de estudar algum assunto que não vai cair na prova é enorme, por isso que é preciso saber quais matérias estudar, como estudar, e principalmente, se conhecer bem para iniciar os estudos

Por que preciso me conhecer bem para começar os estudos, Gih?

No post “Como tudo começou” contei detalhadamente como criei uma estratégia de estudar apenas 6 matérias, levando em consideração as que eu mais me identificava, minhas limitações e também a quantidade de questões exigidas na prova.

Até porque não adianta nada escolher estudar Direito Ambiental ou Direitos Humanos – por exemplo – sabendo que apenas 2 questões caem na prova.

Basicamente analisei quais foram as minhas dificuldades na faculdade, quais matérias eu mais gostava, quais eu mais interagia e quais eu mais me empenhava.

E como qualquer estudante, algumas matérias eu não aguentava nem escutar o nome que já me dava angústia. Acredite, isso mais comum do que imagina.

Vale salientar que também nunca fui a melhor aluna da sala ou a que mais interagia, muito pelo contrário, na grande maioria das vezes estudava apenas o essencial para ter boas notas e consequentemente passar em todas as matérias.

Claro que nem sempre isso acontecia e vez ou outra eu me via na final, infelizmente, pois odiava ter que ficar mais algumas semanas estudando para finalmente me ver livre. Aff!

Eu sabia das minhas limitações, conhecia meus pontos fracos como também meus pontos fortes, e apenas usei isso ao meu favor.

Mas Gih, e quanto as outras matérias, o que você fez?

Bom, as matérias que deixei de “lado”, basicamente confiei em toda base que adquirir na faculdade, dos vários exercícios que eu fazia, dos simulados, etc.

Cronograma é vida!

Cronograma 1 Fase OAB

Agora que já sabe quais matérias precisa estudar, a próxima etapa é saber quais assuntos e de que forma estudá-los. E é justamente nesse ponto que devemos falar da importância de se ter um ótimo Cronograma.

Além de potencializar suas chances de aprovação, o papel do cronograma é justamente organizar estrategicamente sua rotina de estudos de forma clara e objetiva, levando em consideração – estatisticamente – os assuntos mais cobrados das últimas Provas OAB.

Com ele você vai saber o que estudar na segunda, na terça, na quarta, em que momento vai fazer exercícios, quando terá que parar pra fazer simulados, quando estudar determinados assuntos, etc.

Sem um ótimo Cronograma, suas chances de aprovação na OAB quase que se extinguem, e é por isso que sempre indico o Cronograma 30 Dias OAB. Além de super completo, ele já aprovou centenas de estudantes em todo Brasil.

Vou deixar aqui o link do cronograma, vale a pena dar uma olhada → Cronograma 30 Dias OAB.

Do fácil ao difícil.

Comece a estudar pelas matérias que mais gosta, pra depois iniciar as matérias com menos afinidade. Você precisa tomar gosto pelos estudos e nada pior do que começar por matérias que odeia.

E só fazendo um adendo, quando falo no primeiro ponto que escolhi as matérias que mais me identificava, não quis dizer que seriam apenas as mais fáceis, também incluí algumas que tinha um pouco de dificuldade, até porque também levei em consideração a quantidade de questões que cairiam na prova.

Revise sempre!

Assim que terminar de estudar um determinado assunto, revise. Esse hábito é fundamental e ajuda a fixar melhor tudo que já foi estudado.

Ah, e sempre que possível, tente falar desse assunto como se estivesse explicando para uma criança.
Obs.: Apenas simule uma conversa, de preferencia dentro do seu quarto pra ninguém pensar que você é desparafusado. 😅

Não existe maneira melhor de aprender algo do que tentando ensiná-la para uma outra pessoa.

A prática leva a perfeição.

Ao revisar o assunto, exercite.

Responder Provas OAB dos dois últimos anos é uma ótima maneira de testar seus conhecimentos. Além do mais, é preciso conhecer o perfil legislador e se acostumar com a forma que ele aborda o assunto na questão.

Outro ponto importante é identificar e estudar os erros, isso ajuda bastante no entendimento do assunto, fazendo com que absorva melhor a resposta correta.

Qualquer ajuda é sempre bem-vinda.

Dicas Estudar OAB

Cole post-it na parede com aquelas dicas rápidas que não tem o que entender, apenas decorar.

Outra dica super legal é determinar uma cor específica pra cada matéria, dessa forma fica muito mais fácil memorizar e encontrar algo depois.

~ Chegou uma hora que eu estava colando post-it até no banheiro. 😅

Rotina é a chave!

Crie uma rotina de estudos.

Veja no seu cronograma o que vai estudar no dia e não pare até cumprir tudo. Também é importante estabelecer um horário de início e de término, pra poder avaliar se não está perdendo muito tempo em um determinado assunto.

Coloque na sua cabeça que são muitas matérias, você precisa ser objetivo e ao mesmo tempo manter a qualidade.

Um presente chamado Ética.

E por fim, reserve a última semana pra estudar ética.

Eu considera ética um presente pra quem vai fazer a OAB, porque é uma matéria simples e de fácil absorção, são 8 questões que facilmente dá pra gabaritar. 👍

Dicas bônus da Gih

Esse ano a OAB resolveu antecipar a 1ª Fase, e isso “quebrou as pernas” de muitos estudantes que estavam se programando para uma possível prova da 1ª Fase só em Abril.

Pensando nisso, resolvi criar um outro artigo mostrando que é possível estudar para OAB em apenas 30 dias. Não é algo fácil e certamente você vai precisar de muita força de vontade e dedicação, mas é sim possível!

Por isso acho muito importante que você dê uma passadinha lá → Como estudar para OAB em 30 dias

Bom, essas foram as 8 dicas essenciais de como estudar para 1° Fase da OAB, o resto é com você.

Se dedique todos os dias e cumpra fielmente todo o cronograma que sua aprovação vai estar cada dia mais perto.

Espero que tenham gostado das dicas e que eu tenha conseguido te ajudar de alguma forma. E não esqueça, você é o único autor do seu sucesso!

Cadastre seu e-mail abaixo para receber mais dicas sobre OAB 2019

Comenta abaixo o que achou e me segue lá no Instagram → @vireiadvogada.

Um beijo e até as próximas dicas. 😘

Talvez você goste